Ética ambiental e sua importância.

Ética ambiental, como conceito, foi criada entre o ano 1950 e o ano 1960 e se refere principalmente como o individuo deve agir em frente a natureza, considerando que a própria existência da humanidade está inteiramente conectado a própria sobrevivência do meio em que vivemos.

É um a parte da ética que estuda a relação dos seres vivos e o seu meio-ambiente e como a ética se relaciona com ambos os tópicos.

A Ética ambiental acredita que os humanos são parte da sociedade tanto quanto os outros seres sencientes, incluindo plantas e animais. Estes seres também são parte imprescindível do mundo, e são considerados também parte da vida do homem.

Foi o “Dia da Terra”, criado em 1970 que ajudou a introduzir a Ética ambiental nos Estados Unidos e Canadá, sendo um marco importante para este setor da filosofia.

É de extrema importância que cada ser humano respeite e honre, e use de sua ética e moral quando se lida com a mãe natureza.

Podemos então dizer que a Ética ambiental é uma parte da filosofia aplicada que estuda os conceitos fundamentais do meio-ambiente e seus valores, assim como problemas reais que envolvem o comportamento da sociedade e suas atitudes em razão de proteger a biodiversidade e a natureza em seu complexo balanço.

Ou como a própria Wikipédia define:

“Ética ambiental é um conceito filosófico desenvolvido na década de 1960 que amplia o conceito de ética, enquanto da forma de agir do homem em seu meio social, pois se refere também à sua maneira de agir em relação à natureza. Considera que a conservação da vida humana está intrinsecamente ligada à conservação da vida de todos os seres.

O conceito de ética ambiental relaciona-se como por oposição ao antropocentrismo. Por esse conceito, o comportamento do homem deve ser considerado em relação a si mesmo e em relação a vivos.”

ética-ambiental

Qual a importância da Ética ambiental?

Cada vez mais se discute como nós cidadãos e as empresas podem ser auto-sustentáveis, e isso está intrinsecamente ligado a uma aquisição de uma forte Ética ambiental.

É imperativo que tornemos nossos valores e morais alinhadas de forma ética, para que não só a natureza se recupere do dano que já foi feito, mas que nós indivíduos e seres humanos possamos sobreviver.

Fica claro que a sociedade de hoje ainda está engatinhando quando se trata de Ética ambiental, o que causa vários efeitos como o aquecimento global, mudança no clima do planeta, desflorestamento e poluição, e muitos outros problemas no meio-ambiente.

Ética ambiental é a chave para o desenvolvimento de estudos que possa se possibilitar a convivência harmônica entre os humanos e a terra, gerando uma relação simbiótica de qualidade e de respeito mutuo, aonde ambos possam progredir e sobreviver.

Toda vez quem cortarmos uma arvore para fazer uma casa, se torna mais e mais escasso as matérias primas existente no planeta, sendo essencial que cada um de nós encontremos uma forma de proteger o meio-ambiente de todos os perigos que os cercam.

Com o crescimento rápido da população nas ultimas décadas, cada vez mais este problema tem se acentuado, principalmente com uma sociedade voltada para o consumo como a nossa. Nesta velocidade, a habilidade de nosso planeta de se regenerar foi severamente afetado.

Então aí entra o papel da Ética ambiental, criando um entendimento cientifico e trazendo os valores éticos e morais consigo, melhorando a capacidade de decidirmos qual sera nosso futuro neste planeta.

etica valores meio ambiente

Ética ambiental e Filosofia ambiental

A Ética ambiental cresceu ao redor da Filosofia ambiental, quando cientistas começaram a se preocupar qual foi a causa que levou a sociedade a agir com falta de ética, destruindo e poluindo nosso mundo. Pode-se dizer que hoje a Ética ambiental é um dos maiores problemas da sociedade.

A rápida industrialização no século passado, levou ao excesso de poluição e ao desequilíbrio ecológico. Se as próprias industrias são o setor responsavel por este caos que vivemos em relação a natureza, nada mais justo que a mesma tome frente em solução dos problemas ambientais que vivemos hoje.

Porém, também é responsabilidade de todos os seres humanos de assegurar que a Ética ambiental permeie nossas relações. Apesar de muitas vezes exigirem esforços que não estamos acostumados a fazer, trata-se de um obrigação moral e ética que todos temos que aceitar.

A Ética ambiental tem um papel de extrema importância nos dias de hoje, e a ética aplicada nos negócios deve ser levada em conta, não podemos simplesmente percorrer a destruição por todo o planeta em troca de lucros cada vez maiores.

Temos que começar a pensar em como podemos aplicar esses valores em nossa sociedade. Não importa se o comportamento é pequeno, ou se apenas você está fazendo. Mudar é preciso, e é preciso que seja agora.

Por exemplo, podemos ver que nosso consumo de energia está ligada principalmente ao óleo e ao carvão. Duas substâncias altamente tóxicas tanto para os animais como para os seres humanos, então, o que levou a fazermos uma escolha que vai contra nosso próprio interesse?

Conclusão

A única conclusão possível diante do prospecto de iminente catástrofe ambiental, é da aplicação rápida e rigorosa da Ética ambiental em todas nossas relações, principalmente quando discutimo as negociações em nível empresarial.

Não há de se deixar assunto tão proeminente e urgente para quando o problema não encontrar mais solução.

Forcemos em nossos políticos, empresários, vizinhos, família e amigos a aplicação da ética e a criação de valores que sustentem nossa hospedagem neste maravilhoso planeta que chamamos de Terra.

Pra finalizar, deixo um video de Mario Sergio Cortello: