Entenda o que é ética?

SAIBA O QUE É ÉTICA:

Perante atual ocasião soberana no mundo atual, onde escândalos de corrupção abalam o cenário nacional, momentos de crise econômica e política, observa-se que há um desvirtuamento do comportamento humano, refletido na violência, no egoísmo e na indiferença pelo outro, se tornando cada vez mais imperativo pergunta-se: O que é ÉTICA?

Primeiramente podemos definir ética como um conjunto de princípios morais que regulam o comportamento de um ser humano durante a realização de uma atividade. (fonte: wikipedia)

Portanto, para que haja uma convivência mais harmônica do indivíduo em sociedade, se faz necessário uma reformulação dos julgamentos sobre o comportamento humano, o que torna imprescindível a sua abordagem.

Por meio da Ética, o ser humano usa sua mente para apoiar e direcionar suas atitudes, procurando melhorar o meio em que vive e criar uma sociedade mais justa, aonde todas as pessoas são respeitadas em seus próprios limites.

Enfim, o cidadão tem de possuir consciência, o que garante acesso mais amplo aos seus direitos, e, não excluindo os seus deveres, para se ter democracia, portanto um profissional bem orientado tornar-se-á não apenas competente, mas, principalmente, ético. Sendo assim, oportuno.

eticaemoral

Diferença entre ética e moral

A ética por muitas vezes pode ser confundida com a moral, sendo assim, geralmente é feito um uso errado desses conceitos, ocasionando alguns conflitos e uma dificuldade de compreensão e demarcação que identifique até aonde vai a moral e ao que se restringe o julgamento dela.

A moral significa costume, são as normas de comportamento de uma sociedade, é a direção para os atos essenciais aos valores apresentados pela sociedade, portanto, trata-se de um fenômeno que ocorre com todos os humanos e que devem ser notadas e observadas na vida prática e cotidiana.

A ética não se limita a essas regras, mas as questiona, buscando encontrar se realmente são importantes ou, quem sabe, ultrapassadas.

Deste modo, este artigo tem por objetivo essencial contribuir para o seu entendimento, tendo como a grande questão a ser analisada, como usamos e o que significa esta palavra. O que é ética, afinal?

POR DENTRO DA ÉTICA:

Sendo assim, ética é um conjunto de valores morais, portanto, pode ser compreendida em princípios a respeito da moral que orienta o comportamento e os valores que orientam a ação do homem na sociedade.

Ela serve para que exista um bom funcionamento social, que lida com a compreensão dos princípios que amparam as bases da moralidade social e da vida individual permitindo assim, que nenhuma pessoa saia prejudicado.

Neste sentido, a ética, trata-se de uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo como no âmbito individual.

Portanto, ética significa aquilo que pertence ao caráter, situa-se no campo dos princípios morais e dos valores tomando como referência outros indivíduos de determinada sociedade, guiando assim, homens em suas ações.

Valido destacar que, em toda sociedade que adquirir a cultura dos preceitos éticos, seus membros viverão em completa harmonia e felizes, respeitando e sendo respeitados.

Ela deve ser compreendida como uma extensa área, podendo ser aplicada a área profissional. Existem códigos de ética profissional que aconselham como um indivíduo deve se comportar no campo da sua profissão. A ética e a cidadania são dois dos conceitos que formam a base de uma sociedade bem-sucedida.

o que e etica

Surgimento da ética:

Ela surgiu quando um grupo de filósofos na Grécia se questionaram qual era a melhor forma das pessoas viverem e quando as nossas ações são justas ou não em determinadas situações.

Apesar de seus preceitos serem usados em povos mais antigos do que os gregos, foi lá que ela se amadureceu, e aonde foi registrado para posterioridade seu próprio conceito e definições, ou pelo menos, a procura dele.

Surgiu-se então a ética, para questionar a moralidade do ser humano e tentar definir conceitos abstratos como o bom e mau, o certo e o errado, a virtude e o vicio, a justiça e a injustiça.

A palavra  veio da antiga palavra grega “ethos”, porém o conceito de ética existe antes de sua palavra usada até os dias de hoje. (Fonte: Enciclopédia britânica)

Alguns dizem que o conceito de ética nasceu com Plato e Sócrates. Plato por exemplo, teve uma importância vital em seu desenvolvimento. Ele acreditava que as pessoas eram boas, e que quando faziam atitudes ruins era simplesmente porque não entendia a sua própria atitude, e não porque agiam com intenção.

 

socrates

ÉTICA PROFISSIONAL 

A ética profissional é um conjunto de valores e normas de conduta e de relacionamento adotados no ambiente de trabalho, o profissional deve seguir de tal maneira os padrões éticos da sociedade como as normas e regimentos internos das organizações.

Podendo assim, cumprir com todas as atividades de sua profissão, adotando os princípios determinados pela sociedade e pelo seu grupo de trabalho.

Infelizmente no Brasil que vivemos hoje, os políticos e empresários esqueceram da ética, resultando em complicações e crises que vivenciamos de perto hoje.

Importante destacar que toda profissão tem o seu próprio código de ética que serve para padronizar fórmulas operacionais e condutas de comportamento, garantindo assim segurança dos profissionais e dos usuários de cada serviço.

Sendo que, pode variar levemente, graças a dessemelhantes áreas de atuação, analisaremos posteriormente algumas dentro do nosso site.

Conclusão:

Diante o exposto visualiza-se a importância de saber o que é ética, e sua indiscutível importância com a sociedade.

É imperativo que cada vez mais nos questionamos sobre o assunto, e como manter um padrão ético nas nossas relações no dia-a-dia.

Cada hora do dia é uma hora a mais para melhorarmos como seres humanos, e ser ético é exatamente isso: Melhorar como ser humano.

Espero que o conhecimento recém aprendido sobre o assunto tenha ajudado em alguma coisa, seja se você está pesquisando para um trabalho acadêmico, ou simplesmente está em busca de crescer como pessoa.

Por fim, deixo um video de três minutos do Professor Cortela, que sintetiza de forma clara, rapida e simples nossa pergunta: o que é ética?

Caso tenha gostado do nosso texto=, por favor deixe um comentário! Ele é o incentivo para que continuemos a escrever.