O que é ser ético?

Todo mundo procura se tornar uma pessoa melhor, um cidadão exemplar, um pai carinhoso e um filho atencioso. Crescemos em nossa mente nos tornarmos pessoas melhores todos os dias! Mas entre as idas e vindas da nossa vida, esquecemos de nos perguntar: O que é ser ético?

Ser ou não ser ético é o que definirá todas as caracteristicas apresentadas no paragrafo anterior.

Ela é o caminho e o meio para o desenvolvimento pessoal, da sociedade e do mundo. É sendo ético que nós descobrimos nosso verdadeiro valor e criamos a essência do que um dia seremos, identificando nossos erros e acertos através da lupa do questionamento próprio e das nossas intenções.

Geralmente, quando se fala em ética, e no seu significado, se fala de uma abordagem filosófica, passando por Aristóteles e a Grecia antiga.

Peço licença para fazer as coisas um pouco diferente. Falar da alma, o que podemos fazer todos os dias para se tornarmos pessoas éticas. Então deixemos de conversa e vamos a ação.

ethos

O que é ser ético?

Primeiramente, devemos entender ser ético, como seguir um sistema de morais e princípios, afetando como tomamos cada decisão em nossa vida.

Ser ético, é estar preocupado com o que é bom para todos os seres humanos individualmente e para a sociedade, o que também pode ser descrito como filosofia da moral.

O termo veio da palavra Grega “Ethos”, que pode significar costume, habito, caráter ou disposição. (Eu sei que prometi que não falaria da Grécia, mas simplesmente não dá. Desculpas.)

Em termos mais simples, ser ético significa agir com intenções de bondades, sempre procurando retirar da equação o que podemos entender abstratamente como “mau”, ficando apenas nosso guia, trazer o bem e a felicidade para todos os seres.

A ideia pode parecer um pouco idealista demais para um leigo, que entenderá que ser bom é dizer sim para todos, a todo tempo. Mas ser Ético, ou ser bom, está longe de dizer sim sem qualquer preocupação com si próprio.

É entender que as vezes dizendo não, podemos tornar aquela pessoa que negamos um pedido, uma pessoa melhor, dando a oportunidade para a mesma crescer como individuo e tomar suas próprias decisões e atitudes.

É quase como quando dizemos não para uma criança, não estamos sendo ruim ou agindo com maldade, apenas sabemos que se dissermos sim, aquilo não fará bem para ela.

Vantagens de ser ético

Agora todos devem estar se perguntado, para que eu quero ser ético? Apenas vou ajudar os outros, aonde fica o eu nesta equação de ser ético a todo tempo?

Ser ético com todos, ou pelo menos tentar, não trás apenas uma carga pessoal, essa atitude é uma gota de água, que ao pingar em uma bacia cheia gera efeitos a todos ao seu redor.

Tá bom. Sem mais filosofia e pensamentos abstratos, vamos discutir pontos concretos do que ser ético pode trazer para a sua vida:

etico

1 – Ser ético pode ajudar em desentendimentos

Usando a  ética, duas pessoas que não estão de acordo em um discussão acalorada, podem encontrar o ponto em que se discordam, e descobrir que aquele é apenas uma pequena parte do problema, e que concordam entre si com todo o resto.

Isso pode acalmar consideravelmente o debate e as vezes até resolver permanentemente o problema.

Porém, as vezes apenas ser ético não traz todas as respostas como em um passe de mágica.

2 – Ser ético nem sempre traz todas as respostas

Ser ético nem sempre irá trazer todas as respostas certas para problemas do dia-a-dia. Na verdade quanto mais conhecemos a ética, mais sabemos que na grande maioria das vezes as coisas não são em preto e branco.

Nem sempre ter um conjunto de princípios vai clarear suas escolhas perfeitamente. É mais como um mapa, aonde ajuda a chegarmos aonde queremos, porém nem sempre seguimos perfeitamente o mapa, porque quando chegamos no local as coisas nem sempre são tão simples.

Alguns filósofos (Lá vamos nós de novo) vão ainda mais longe e dizem que ser ético apenas acaba com a confusão e traz mais lucidez aos problemas. Após isso, apernas a própria pessoa pode trilhar o seu próprio caminho.

3 – E muita das vezes, traz mais de uma opção certa:

Todo mundo quer que só tenha uma resposta certa para as questões, sendo aquela a escolha mais simples e clara e correta, aonde poderá fugir de toda critica futura de algum possível erro.

Todos querem de verdade que seja a resposta certa, por isso é tão complicado entender a dualidade da moral, todos gostam do pensamento que em algum lugar existe a resposta certa.

Mas geralmente, não existe apenas uma resposta que seja a verdadeira, ou a mais correta. Na verdade, em muitos casos há inúmeras respostas corretas, sobrando para nós como seres humanos escolhermos a que se aproxime mais da melhor, tomando responsabilidade pelo nosso caminho e pensamentos.

Aja com seu coração, sendo sempre guiado pelo pensamento de como ser ético. Você provavelmente vai encontrar mais benefícios.

etico

Conclusão

Por fim, ser ético, é tentar fazer o melhor com todas as ferramentas que estão disponíveis.

E é nosso papel como ser humano, criar e desenvolver melhores ferramentas, para nos propiciar melhores escolhas quando for necessário.

Espero que tenham gostado, qualquer dúvida, basta deixar um comentário abaixo ou clicar em CONTATO. Ficarei feliz em discutir (com ética), um pouco mais sobre tudo que tentei explicar neste texto.